quarta-feira, 26 de novembro de 2008

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

AGENDA CRIANÇA AMAZÔNIA -

ATIVIDADE DA AGENDA CRIANÇA AMAZÔNIA
SEMINÁRIO MUNICIPAL SOBRE:
CULTURA E IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NA AMAZÔNIA LEGAL.


Efetivar os direitos de cada criança e cada adolescente! Esse é o objetivo do UNICEF. Por isso, em 2008, ele busca assegurar esses direitos por meio de várias ações, dentre as quais, A VALORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO da CULTURA E IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NA AMAZÔNIA LEGAL.

A força das culturas de indígenas e afro-brasileiros/as pode ser vista em todos os momentos cotidianos da vida. Nos seus modos diversos de falar, andar, comer, orar, celebrar e brincar, estão inscritas as marcas civilizatórias desses povos. Ancorados na dimensão do sagrado, celebram e respeitam a vida e a morte, mantendo uma relação ética com a natureza. É através destas formas cotidianas de se expressar e de ver o mundo que essas populações têm resistido culturalmente na manutenção de sua história.
A importância de crianças e adolescentes, independente da raça, etnia ou cor da pele, ser estimuladas a reconhecer e valorizar as identidades culturais — presentes em aldeias, quilombos, bairros populares, terreiros, comunidades ribeirinhas, assentamentos e outros espaços — é que elas podem se orgulhar de que a cultura da sua localidade integra a diversidade que caracteriza a formação da cultura brasileira.


Estados que fazem parte da Amazônia legal
1. Amazonas
2. Amapá
3. Acre
4. Roraima
5. Rondônia
6. Pará
7. Tocantins
8. Maranhão
9. Mato Grosso
MUNICÍPIOS MARANHENSES QUE ADERIRAM AO PROGRAMA

1. Açailândia
2. Alcântara
3. Alto Alegre do Pindaré
4. Amarante do Maranhão
5. Arame
6. Arari
7. Axixá
8. Bacabal
9. Bacabeira
10. Balsas
11. Barra do Corda
12. Bom Jesus das Selvas
13. Buriticupu
14. Cajari
15. Cururupu
16. Conceição do Lago Açu
17. Grajaú
18. Guimarães
19. Imperatriz
20. Itapecuru Mirim
21. Lago da Pedra
22. Maracaçumé
23. Matinha
24. Matões do Norte
25. Mirinzal
26. Olinda Nova do Maranhão
27. Palmeirândia
28. Penalva
29. Presidente Juscelino
30. Rosário
31. Santa Inês
32. São Bento
33. São João Batista
34. Viana

sexta-feira, 21 de novembro de 2008



avenida da cidade

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Educação Infantil












Considera-se como Educação infantil, o período de vida escolar em que se atende, pedagogicamente, crianças com idade entre 0 e 6 anos (Brasil).
No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional chama o equipamento educacional que atende crianças de 0 a 3 anos de CRECHE. O equipamento educacional que atende crianças de 4 a 6 anos se chama PRÉ-ESCOLA.
Recentes medidas legais modificaram o atendimento das crianças PRÉ-ESCOLA, pois alunos com seis anos de idade devem obrigatoriamente estar matriculados no primeiro ano do Ensino Fundamental.
Os dispositivos legais que estabeleceram as modificações citadas são os seguintes:
• Projeto de Lei nº 144/2005, aprovado pelo Senado em 25 de janeiro de 2006, que estabelece a duração mínima de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade.
Essa medida deverá ser implantada até 2010 pelos Municípios, Estados e Distrito Federal.
Durante esse período os sistemas de ensino terão prazo para adaptar-se ao novo modelo de pré-escolas, que agora passarão a atender crianças de 4 e 5 anos de idade.
• E, a Lei n° 11.274 sancionada pelo Presidente da República em 6 de fevereiro de 2002 que regulamenta o Ensino Fundamental de 9 anos.
As crianças são estimuladas através de atividades lúdicas e jogos, a exercitar suas capacidades, fazer descobertas, e iniciar o processo de letramento.

CONCEITOS DE HISTÓRIA



Ciência que estuda o passado das sociedades humanas a fim de resgatar e compreender suas realizações econômicas, sociais e políticas.



1 - "A história é uma pesquisa que nos ensina o que o homem fez, portanto, o que é o homem." (Collinwood).

2 - "O objetivo da História é por natureza o homem." (Marc Bloch.

3 - "A história está para a humanidade assim como a memória está para o indivíduo, é a memória coletiva." (Piancantol.

4 - "A história é um profeta com o olhar voltado para trás. Pelo que foi e contra o que foi e anuncia o que será."(Eduardo Galeano.

5 - "Não há história pura, não há história imparcial. Toda história serva à vida, testemunho e compromisso." (José Honório Rodrigues.

6 - "A história é um processo dinâmico, dialético, no qual cada realidade traz dentro de si o princípio da sua própria contradição e que gera a transformação constante na História é a luta de classe."(Karl Marx).

7 - "A realidade do social, a realidade fundamental do homem revê-la inteiramente nova aos nosso olhos e, queiramos ou não, nosso velho ofício de historiados não cessa de brotar e de reflorir em nossa mãos (...) Sim quantas mudanças!(...) Todas as Ciências Sociais, inclusive a História, evoluíram, igualmente de maneira espetacular, mas não menos decisiva." (Fernando Braudel.

8 - A História é a substância da sociedade. (Agnes Heller).

PEDAGOGOS EM DESTAQUE


Paulo Freire

Professor na Universidade Federal de Pernambuco, onde dirigiu o Centro de extensão Cultural. Foi consultor especial para assuntos de educação no Ministério de Educação e Cultura.
Foi contratado pela Unesco para servir em Santiago do Chile, onde trabalhou na formulação do Plano de Educação em Massa, durante o governo Frey.
Tem pronunciado conferências em inúmeras escolas dos Estados Unidos, em diversas Universidades da Europa e em vários países da África.
Segundo o professor Ernani Maria Fiori, "Paulo Freire é um pensador comprometido com a vida: não pensa idéias, pensa existência. É também educador: existência seu pensamento numa pedagogia em que o esforço totalizador da práxis humana busca, na interioridade desta, retotalizar-se como prática da liberdade.

Vygotsky

Nascido em 1896, morou e viveu na Rússia, foi o primeiro psicólogo moderno a sugerir os mecanismos pelos quais a cultura torna-se parte da natureza de cada pessoa ao insistir que as funções psicológicas são um produto de atividade cerebral. Associou psicologia experimental com neurologia e com fisiologia ao relacionar a dialética aos processos de construção do pensamento e conseguiu explicar a transformação dos processos psicológicos elementares em processos complexos dentro da história.
De formação eclética, que também se reflete no tipo de temas e teses desenvolvidas. Formou-se em literatura e direito na Universidade de Moscou e mais tarde estudou medicina.
Seu trabalho foi pesquisa em literatura, psicologia, deficiência física e mental e em educação.

Maria Montessori

Maria Montessori, nascida na Itália em 1870, fisioterapeuta (primeira mulher n médica na Itália) e educadora. Em 1894, tornou-se assistente na clínica psiquiátrica da Universidade de Roma e gradualmente passou a interessar-se pela educação de crianças "anormais". A partir de 1902, começa a se aprofundar em filosofia, antropologia, psicologia experimental e educação.
Desenvolveu na Itália em 1907, um sistema educacional e materiais didáticos que despertassem interesse expontaneamente na criança, produzindo uma concentração natural nas tarefas, cujo objetivo era não cansar e não aborrecer a criança.

Sigmund Freud

Nasceu em 6 de maio de 1856, em Freiberg, Moravia.
Família de origem judaica, emigrou para a capital da Áustria com 4 anos de idade. Permaneceu residindo em Viena até pouco antes de sua morte, aos 78 anos, onde completou sua educação e realizou os estudos e pesquisas que o tornaram mundialmente famoso.
Cursou a Faculdade de Medicina de Viena, concluindo o curso em 1881, tornando-se um clínico especializado em neurologia.
Freud era o mais revolucionário de todos os psicólogos da época.
Durante dez anos, Freud trabalhou sozinho no desenvolvimento da psicanálise. Em 1906, a ele se juntou um certo número de colegas e fundou a Associação Internacional Psicanalítica, com sucursais em vários países.

Jean Piaget

Nasceu em Neuchâtel, na Suíça, aos 9 de agosto de 1896. Pesquisador e estudioso do desenvolvimento intelectual. Através do método clínico, Piaget nos trouxe a gênese das estruturas lógicas do pensamento da criança.
Suas pesquisas o levaram da biologia à filosofia e psicologia, aproximando progressivamente a biologia a cibernética, a psicologia e a matemática para explicar o desenvolvimento da inteligência.
Em 1947 publica seu primeiro livro de síntese da teoria, "A psicologia da Inteligência". Em 1950 lança aquele que é considerado sua obra prima "Introdução e epistemologia genética".

Carl Gustav Jung

Psiquiatra suíço, nascido a 26 de julho de 1875, em Kesswil, aldeia pertencente ao cantão da Turgovia. Concluiu o curso de psiquiatria em 1900, ocupando o cargo de assistente no hospital Burgholzli, de Zurique. Este hospital vivia na ocasião um período de intensa atividade científica, sob a direção de Eugen Bleuler, sem dúvida um dos maiores psiquiatras de todos os tempos.
No ano de 1906, Jung publicou os Estudos sobre Associações; e a seguir, 1908, O conteúdo das Psicoses.
Em 1907, Jung entra pela primeira vez em contato pessoal com Freud, no dia 27 de fevereiro daquele ano, visitou Freud em Viena, por treze horas conversaram. Freud viu em Jung o homem adequado para conduzir avante a psicanálise.

Içami Tiba

Içami Tiba está entre os psicopedagogos mais requisitados do país. Há 37 anos (com cerca de 75.000 atendimentos) lidando com consultoria familiar e psicologia educacional, ele é presença certa em diversos encontros sobre esses temas e em jornais, revistas e programas de televisão. Autor de 12 livros, Tiba já vendeu mais de meio milhão de exemplares. Seu maior sucesso editorial, "Quem ama, educa!", tem alcançado grande êxito também em Portugal, na Espanha e na Itália.
Com mensagens objetivas e texto descomplicado, o psiquiatra, que um dia sonhou ser motorista de caminhão, certamente é referência para muitas pessoas que tiveram contato com seu trabalho. Esse reconhecimento profissional, duramente conquistado, leva multidões a seus seminários e palestras, no Brasil e no exterior.
Como congressista, Tiba tem cerca de 20 anos de experiência, com mais de 3.200 palestras. E nesta entrevista, ele ainda diz que se dedica "muitíssimo" à sua família...

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BLOG – MEIO INTERATIVO

Blog

A definição de Blog não é consensual. Um Blog é um registro cronológico e freqüentemente atualizado de opiniões, emoções, fatos, imagens ou qualquer outro tipo de conteúdo que o autor ou autores queiram disponibilizar. Existem muitos tipos de Blogs, ouve-se muitas vezes a expressão “Diário virtual” para descrever o Blog, mas pode-se pensar que um Blog pode ser muito mais do que isso. Depende apenas e só do que o autor ou autores queiram que o seu Blog seja.

Utilização do Blog

Um Blog pode servir para vários objetivos. É sempre uma forma do seu autor ou dos seus autores se expressarem, de publicarem o que querem ver publicado, e que provavelmente não se enquadraria em qualquer outro meio de comunicação. Pode servir para ter um diário pessoal online, serve como ferramenta de comunicação entre pessoas com interesses comuns, para registrar o desenvolvimento de um determinado processo, graduação, por exemplo, fazer ouvir uma música, ou pode servir para o que a sua imaginação permitir. Pode servir para fazer ouvir uma voz, ou várias vozes, que não teriam a possibilidade de se expressarem em qualquer outro meio. Segundo Komesu, 2004, p. 117, os blogs são dirigidos para que as histórias pessoais sejam compartilhadas abertamente.

Composição do blog

Há dois tipos de Blogs. Os Blogs individuais e os Blogs conjuntos, público ou particular. A única diferença é que um Blog individual é mantido apenas por uma pessoa e um Blog conjunto é mantido por mais do que uma pessoa.

Distinção entre Blog e uma Página pessoal

A diferença assenta não só numa questão técnica, mas também numa questão filosófica. Tecnicamente um Blog dispõe de uma ferramenta de edição que permite a qualquer leigo colocar de imediato os seus conteúdos online, e atualizá-los sempre sem precisar saber absolutamente nada de hotmail. Filosoficamente, o Blog difere de uma página Pessoal na medida em que as atualizações são muitíssimo mais freqüentes do que as que são habitualmente feitas a uma página pessoal, e porque tem um conceito cronológico associado. Há outras questões de ética de Blogs que imprimem uma diferença, como a questão de não poder apagar artigos, mas isto é apenas um detalhe. Uma página pessoal pode não ser atualizada com freqüência, mantendo o seu perfil intacto, um Blog que não é atualizado com freqüência, deixa de ser um Blog. Uma página pessoal pode ser estática (ou não), um Blog não pode ser estático, ou deixa de ser um Blog.

O blog e a ação pedagógica

Os blogs podem ser utilizados como espaços significativos no que diz respeito à prática pedagógica. Alguns professores mantêm blogs pessoais que servem de portifólio digital de seus trabalhos, atividades e termos de interesses diversificados.
Ao aluno deve possibilitar a busca pelo conhecimento de forma criativa, interativa e privilegiando as concepções construtivas de aprendizagem, sendo que cada um transforma as informações recebidas de acordo com as ações e percepções de construção do conhecimento de forma vantajosa. Deve-se propor uma metodologia pedagógica, lançando desafios aos alunos, relacionando os conteúdos trabalhados, exercícios extras e servir como espaço de interação entre professor e aluno.