No início do ano letivo, as escolas se preocupam em organizar o planejamento por projeto, unidades, disciplinas ou outra forma que atenda a linha pedagógica seguida, sempre com a intenção de viabilizar a proposta pedagógica. É o momento em que todas as atenções se voltam para o currículo oficial, seja a escola da rede pública ou privada.
Sendo assim, é pertinente observar as mudanças legislativas que implicam na reorganização dos currículos, como é o caso da Lei nº 11.645, de março de 2008, que alterou a Lei nº 9.394 de 1996, já modificada pela Lei nº 10.639, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e inclui, no currículo oficial da rede de ensino, a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena" (a lei 11.645 foi necessária para corrigir a lei anterior que incluía apenas a história e a Cultura Afro-Brasileira, deixando de lado a cultura indígena).
Portanto, para estar atualizado, o conteúdo programático deverá incluir diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
O currículo oficial estabelece ainda que os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e histórias brasileiras.
Dada à importância dessa abordagem curricular, escolhemos como tema dessa quinzena: A cultura afro-brasileira e Indígena no cotidiano escolar.
Objetivos
- Contribuir para que o planejamento escolar atenda à legislação vigente;
- Contribuir para que os educandos aceitem a diversidade da nossa população.
Orientação Pedagógica
Para aproximar a comunidade educativa dessas culturas e em apoio às atividades curriculares, a equipe pedagógica poderá promover exposições sobre a arte e artesanato tanto da cultura negra como da indígena.
Se for possível, uma visita a tribos indígenas ou comunidades quilombolas também seria muito enriquecedor e estaria contribuindo para o fortalecimento do pilar educacional “Aprender a ser”.
Sugestões de atividades
Português, Geografia, História e Biologia
Essas disciplinas podem promover pesquisas cujos resultados poderiam ser apresentados numa linha de tempo na qual os focos poderiam ser: período e região em que o índio foi escravizado; período e regiões em que o tráfico de escravos africanos teve início e se fortaleceu no Brasil.
Poderia se fazer um levantamento da influência vocabular indígena e africana na língua portuguesa para publicação de um glossário.
Verificar como esses povos contribuíram para a culinária brasileira – o resultado dessa pesquisa poderia ser transformado em um livro de receitas virtual que apresente, também, uma tabela de calorias e da contribuição desses alimentos para uma dieta saudável.
Português, História e Matemática
Utilizando mapas e dados disponibilizados pelo IBGE pode–se verificar a atual situação do negro no Brasil nos aspectos socioeconômico. Com os dados coletados, pode-se construir tabelas e gráficos referentes à sua região.
Fazer um paralelo entre os dias de hoje e os séculos passados é interessante para o desenvolvimento da relação causa / consequência.
Literatura e Artes
Apresentar escritores negros e suas obras, filmes, reportagens, documentários que abordam a temática dos negros e índios é muito importante para a formação de opinião sobre esses povos e melhorar o entendimento da importância deles para cultura e o desenvolvimento do país. Tudo isso poderá ser suporte para um trabalho que poderá compor um Estudo Online da sua escola.
Conhecer traços do nosso folclore poderá auxiliar na construção do conhecimento relativo aos aspectos da miscigenação do povo brasileiro.
Sendo assim, é pertinente observar as mudanças legislativas que implicam na reorganização dos currículos, como é o caso da Lei nº 11.645, de março de 2008, que alterou a Lei nº 9.394 de 1996, já modificada pela Lei nº 10.639, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e inclui, no currículo oficial da rede de ensino, a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena" (a lei 11.645 foi necessária para corrigir a lei anterior que incluía apenas a história e a Cultura Afro-Brasileira, deixando de lado a cultura indígena).
Portanto, para estar atualizado, o conteúdo programático deverá incluir diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
O currículo oficial estabelece ainda que os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e histórias brasileiras.
Dada à importância dessa abordagem curricular, escolhemos como tema dessa quinzena: A cultura afro-brasileira e Indígena no cotidiano escolar.
Objetivos
- Contribuir para que o planejamento escolar atenda à legislação vigente;
- Contribuir para que os educandos aceitem a diversidade da nossa população.
Orientação Pedagógica
Para aproximar a comunidade educativa dessas culturas e em apoio às atividades curriculares, a equipe pedagógica poderá promover exposições sobre a arte e artesanato tanto da cultura negra como da indígena.
Se for possível, uma visita a tribos indígenas ou comunidades quilombolas também seria muito enriquecedor e estaria contribuindo para o fortalecimento do pilar educacional “Aprender a ser”.
Sugestões de atividades
Português, Geografia, História e Biologia
Essas disciplinas podem promover pesquisas cujos resultados poderiam ser apresentados numa linha de tempo na qual os focos poderiam ser: período e região em que o índio foi escravizado; período e regiões em que o tráfico de escravos africanos teve início e se fortaleceu no Brasil.
Poderia se fazer um levantamento da influência vocabular indígena e africana na língua portuguesa para publicação de um glossário.
Verificar como esses povos contribuíram para a culinária brasileira – o resultado dessa pesquisa poderia ser transformado em um livro de receitas virtual que apresente, também, uma tabela de calorias e da contribuição desses alimentos para uma dieta saudável.
Português, História e Matemática
Utilizando mapas e dados disponibilizados pelo IBGE pode–se verificar a atual situação do negro no Brasil nos aspectos socioeconômico. Com os dados coletados, pode-se construir tabelas e gráficos referentes à sua região.
Fazer um paralelo entre os dias de hoje e os séculos passados é interessante para o desenvolvimento da relação causa / consequência.
Literatura e Artes
Apresentar escritores negros e suas obras, filmes, reportagens, documentários que abordam a temática dos negros e índios é muito importante para a formação de opinião sobre esses povos e melhorar o entendimento da importância deles para cultura e o desenvolvimento do país. Tudo isso poderá ser suporte para um trabalho que poderá compor um Estudo Online da sua escola.
Conhecer traços do nosso folclore poderá auxiliar na construção do conhecimento relativo aos aspectos da miscigenação do povo brasileiro.