Blog
A definição de Blog não é consensual. Um Blog é um registro cronológico e freqüentemente atualizado de opiniões, emoções, fatos, imagens ou qualquer outro tipo de conteúdo que o autor ou autores queiram disponibilizar. Existem muitos tipos de Blogs, ouve-se muitas vezes a expressão “Diário virtual” para descrever o Blog, mas pode-se pensar que um Blog pode ser muito mais do que isso. Depende apenas e só do que o autor ou autores queiram que o seu Blog seja.
Utilização do Blog
Um Blog pode servir para vários objetivos. É sempre uma forma do seu autor ou dos seus autores se expressarem, de publicarem o que querem ver publicado, e que provavelmente não se enquadraria em qualquer outro meio de comunicação. Pode servir para ter um diário pessoal online, serve como ferramenta de comunicação entre pessoas com interesses comuns, para registrar o desenvolvimento de um determinado processo, graduação, por exemplo, fazer ouvir uma música, ou pode servir para o que a sua imaginação permitir. Pode servir para fazer ouvir uma voz, ou várias vozes, que não teriam a possibilidade de se expressarem em qualquer outro meio. Segundo Komesu, 2004, p. 117, os blogs são dirigidos para que as histórias pessoais sejam compartilhadas abertamente.
Composição do blog
Há dois tipos de Blogs. Os Blogs individuais e os Blogs conjuntos, público ou particular. A única diferença é que um Blog individual é mantido apenas por uma pessoa e um Blog conjunto é mantido por mais do que uma pessoa.
Distinção entre Blog e uma Página pessoal
A diferença assenta não só numa questão técnica, mas também numa questão filosófica. Tecnicamente um Blog dispõe de uma ferramenta de edição que permite a qualquer leigo colocar de imediato os seus conteúdos online, e atualizá-los sempre sem precisar saber absolutamente nada de hotmail. Filosoficamente, o Blog difere de uma página Pessoal na medida em que as atualizações são muitíssimo mais freqüentes do que as que são habitualmente feitas a uma página pessoal, e porque tem um conceito cronológico associado. Há outras questões de ética de Blogs que imprimem uma diferença, como a questão de não poder apagar artigos, mas isto é apenas um detalhe. Uma página pessoal pode não ser atualizada com freqüência, mantendo o seu perfil intacto, um Blog que não é atualizado com freqüência, deixa de ser um Blog. Uma página pessoal pode ser estática (ou não), um Blog não pode ser estático, ou deixa de ser um Blog.
O blog e a ação pedagógica
Os blogs podem ser utilizados como espaços significativos no que diz respeito à prática pedagógica. Alguns professores mantêm blogs pessoais que servem de portifólio digital de seus trabalhos, atividades e termos de interesses diversificados.
Ao aluno deve possibilitar a busca pelo conhecimento de forma criativa, interativa e privilegiando as concepções construtivas de aprendizagem, sendo que cada um transforma as informações recebidas de acordo com as ações e percepções de construção do conhecimento de forma vantajosa. Deve-se propor uma metodologia pedagógica, lançando desafios aos alunos, relacionando os conteúdos trabalhados, exercícios extras e servir como espaço de interação entre professor e aluno.