Isaias Neres Aguiar
Historiador
Buriticupu tem uma história diferente da maioria dos municípios brasileiros, como se sabe a sua criação teve a participação direta do governo do Estado do Maranhão, através de um Projeto de colonização executado a partir do ano de 1973, na gestão do Governador Pedro Neiva de Santana.
Na época, milhares de pequenos produtores rurais que padeciam sem terra para trabalhar foram trazidos pelo Governo do Estado para o Projeto Pioneiro de Colonização, até então a maioria deles trabalhavam para latifúndios em regime de semi-escravidão, em diversas regiões do maranhão e do Brasil.
O nome Buriticupu surgiu muito antes da colonização, em homenagem a um dos rios existentes na localidade. Surgiu da união de duas frutas abundantes na região, das palmeiras de buriti que cresciam as margens do rio com as matas da região onde medrava o cupu, brotou Buriticupu, um nome que apesar de híbrido, parece tão natural quanto às árvores dos saborosos frutos que o batizaram.
O lugar já era habitado por índios guajajara e guajá sendo estes últimos primitivos, arredios, dos quais não restam cinqüenta na terra indígena Araribóia e que impõem medo a índios de outras tribos.
Nos anos
Depois de várias manobras política na tentativa de adiar o projeto de emancipação política, finalmente o então governador do Estado, José de Ribamar Fiquene sanciona a seguinte Lei Estadual – 6.162/94 criando o município de Buriticupu. A instalação do município ocorreu no dia 1º de janeiro de 1997. Vale ressaltar que a emancipação política foi fundamental para o crescimento, econômico, social e demográfico.
Ao longo dos tempos tem se observado a evolução nos diversos aspectos da vida de Buriticupu: históricos, sociais, culturais, econômicos, religiosos, comunitários e político-administrativos.
Veio a primeira eleição municipal, cujo prefeito eleito foi o senhor Antonio Gildan Medeiros que comandou o município por oito anos consecutivos. O segundo prefeito foi o industrial Antonio Marcos de Oliveira (o Primo) este começou o mandato em 2005, foi reeleito para mais um quadriênio
Apesar de apenas 12 anos de emancipado, Buriticupu já é o 15º maior município dos 217 no maranhão. O seu desenvolvimento em tão pouco tempo é mais um exemplo do vigor das potencialidades das suas riquezas.